Pular para o conteúdo principal

RINO LEVI



rino levi | Arquivo Arq

RINO LEVI

Rino Levi foi um arquiteto brasileiro, representante da chamada escola 
paulista de arquitetura moderna. Foi fundador do escritório Rino Levi Arquitetos Associados.

OBRAS


Clássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi ...
  • Edifício banco sul-americano do Brasil

O Edifício Banco Sul Americano do Brasil é um prédio localizado na Avenida Paulista, na esquina com a Rua Frei Caneca, zona central da cidade de São Paulo. Foi construído entre 1961 e 1963, inspirado no edifício Lever House, obra do arquiteto Gordon Bunshaft em Nova York, construído em 1952.
O edifício é considerado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) como o mais eficiente em consumo elétrico de energia na localidade da Avenida Paulista. Totalmente adaptado às condições físicas e climáticas de sua localização, a arquitetura criada dispensa o uso de ar-condicionado, mesmo quando o sol bate diretamente na fachada principal. No projeto original, jardins planejados por Burle Marx enfeitavam a frente principal do prédio. Com o alargamento da Avenida Paulista, o jardim desapareceu em grande parte.
Atualmente, o Edifício abriga a sede da Itaúsa - Investimentos Itaú S.A.. O processo de tombamento do edifício está em andamento no DPH - Departamento de Pesquisa Histórica da cidade de São Paulo.

https://www.archdaily.com.br/br/01-42536/classicos-da-arquitetura-banco-sul-americano-rino-lev




  • Edifício Columbus

edifício columbus | Arquivo Arq


O Edifício Columbus foi um antigo edifício residencial de doze andares, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, em São Paulo, construído em 1932 e demolido em 1971. Foi o primeiro prédio residencial de luxo da cidade. 
O edifício foi projetado em 1928, mas só seria entregue quatro anos depois.[2] Em um livro sobre sua arquitetura, Levi escreveu que o objetivo era "abrigar numerosas famílias e oferecer-lhes o maior conforto possível". O jornal O Estado de S. Paulo escreveu em 2010 que "os apartamentos do Columbus marcaram o jeito de morar na cidade que iniciava fase de forte crescimento". 
O projeto era baseado no expressionismo alemão e era marcado por linhas retas e curvas, luzes e sombras, com granito preto e mármores.[ Também possuía esquadrias metálicas e aquecimento central.
Ainda desacostumados a morar em prédios, os primeiros moradores instalaram pesadas cortinas nas sacadas, temendo uma suposta invasão de privacidade.[3]
Considerado um anacronismo no início dos anos 1970, foi desapropriado em 1969, pelo prefeito Paulo Maluf,[4] e demolido em 1970, andar por andar, para dar lugar a uma garagem.[1] Um ano depois, a Prefeitura questionava o plano de construção da garagem, que passou a considerar mal localizada. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Columbus



  • Teatro cultura artística
Edifício do Teatro Cultura Artística | Enciclopédia Itaú Cultural

 
O Teatro Cultura Artística é um teatro localizado na região central da cidade de São Paulo, pertencente à Sociedade de Cultura Artística.
Entre os anos 1947 e 1950, sob o projeto do arquiteto Rino Levi, o teatro foi construído no terreno do antigo Velódromo de São Paulo, o primeiro estádio de futebol do país. O sonho da Sociedade de construir um espaço próprio para abrigar os seus espetáculos veio, por fim, em duas noites de inauguração: nos dias 8 e 9 de março de 1950.
Em 17 de agosto de 2008, o teatro foi parcialmente destruído por um incêndio e desativado. O teatro possuía duas salas superpostas: a Sala Esther Mesquita, com 1.156 poltronas, e a Sala Rubens Sverner, com 339, ambas com acesso para deficientes físicos e ar condicionado. A sua fachada exibe o maior afresco existente de Di Cavalcanti, medindo 48 metros de largura por 8 de altura, feito em mosaico de vidro, que não foi destruído pelo incêndio e passou por ampla restauração, pelos maiores especialistas do Brasil e do exterior.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Cultura_Art%C3%ADstica

  • Hotel Excelsior Ipiranga 
Hotel Excelsior a partir de R$ 270 (R̶$̶ ̶4̶3̶3̶). Hotéis em São ...


O Hotel Excelsior é um edifício localizado no centro da cidade de São Paulo e construído em 1943. Foi idealizado e projetado juntamente com o  Cine Ipiranga, cinema que se localizava na parte de baixo do prédio de 22 andares. É considerado uma construção tipicamente modernista e teve sua criação durante o intenso processo de verticalização e urbanização paulista da primeira metade do século XX. 
Atualmente, é um imóvel tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e permanece em funcionamento, contando com 186 apartamentos, além de suítes, disponíveis para hospedagem. 
O cinema foi fechado ao público em fevereiro de 2005.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hotel_Excelsior



  • Edifício andorinha

Anúncio e Depois : Edifício Andorinhas

O edifício Andorinha, inaugurado em 1934, situada na cidade do Rio de Janeiro, destruído em 1986.
Situava-se na esquina Avenida Graça Aranha com a Avenida Almirante Barroso no centro do Rio de Janeiro.
Incendiou-se, após um curto-circuito no sistema elétrico de um dos andares em 17 de fevereiro de 1986, matando 21 pessoas e ferindo mais de 50. 
No edifício havia um painel em mosaico do artista Belmiro de Almeida. Salva do incêndio, a obra ficou cerca de vinte anos abandonada, até ser recuperada no começo do século XXI, estando em exposição no bairro da Lapa, na capital carioca
.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Andorinha



  • antigo instituto sedes sapientiare
Antigo Instituto Sedes Sapientiae – Wikipédia, a enciclopédia livre


Foi  projetado e construído pelo arquiteto brasileiro Rino Levi entre 1941 e 1942, período em que o mundo passava pela II Guerra Mundial. Em decorrência deste momento bélico, o Brasil vivia uma crise na importação de ferro/aço, o que exigia dos arquitetos formas alternativas para os projetos de construção neste período, como foi o caso de Rino Levi e o edifício da FFCL.
 Levi foi responsável pela edificação dos primeiros edifícios de arquitetura moderna de São Paulo. 
Na construção do antigo Instituto Sedes Sapientiae é possível identificar características marcantes em obras posteriores do arquiteto, o que faz do edifício um grande objeto de estudo sobre os elementos arquitetônicos empregados por Rino Levi. São estes: o pátio interno interligando os prédios, a grelha da parede do Ao redor do pátio interno da FFCL, há marquises de concreto que levam à associação com as loggias e os pátios italianos, no entanto, Levi inverte a forma das arcadas das marquises onduladas e projeta o pátio repleto de vegetação tropical, alterando completamente as referências tradicionais e criando seu próprio estilo. Além disso, é também nesta obra que Levi cria seu primeiro “teto-jardim”, acima do auditório.

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Instituto_Sedes_Sapientiae





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLAVIO DE CARVALHO

FLAVIO DE CARVALHO     Flávio Resende de Carvalho (Amparo da Barra Mansa, Rio de Janeiro, 1899 - Valinhos, São Paulo, 1973). Pintor, desenhista, arquiteto, cenógrafo, decorador, escritor, teatrólogo, engenheiro. Muda-se com a família para São Paulo em 1900. Em 1911, passa a estudar em Paris e, três anos depois, na Inglaterra, onde, em Newcastle, em 1918, inicia o curso de engenharia civil no Armstrong College da Universidade de  Durham e ingressa no curso noturno de artes da King Edward the Seventh School of Fine Arts. Conclui o curso de engenharia em 1922 e nesse ano volta a residir em São Paulo, onde chega logo após a realização da Semana de Arte Moderna.   OBRAS:    Conjunto de casas         Erguidas de 1936 a 1938, as dezessete casas distribuídas entre a alameda Lorena e a  Alameda Ministro Rocha Azevedo tinham como objetivo a formação de uma sociedade “moderna”, para os padrões do início do século passado. Com 100 met...

LINA BO BARDI

LINA BO BARDI Nascida em Roma, na Itália, em 1914, a história de vida de Lina foi marcada pela guerra, criatividade e muito trabalho. A arquiteta manteve sua intensa produção cultural até 1992, ano em que morreu, aos 77 anos. OBRAS : Casa de Vidro Uma das primeiras intenções de Lina foi conservar o perfil natural do terreno, muito inclinado, o que influiu para que a frente da casa fosse construída sobre pilotis, mas sem deixar de fazer referência a um dos cinco pontos da arquitetura propostos por Le Corbusier. A parte de trás da residência ficou, por conseguinte, apoiada em muros de concreto diretamente sobre o terreno. Esse aspecto maciço da porção posterior se contrapõe com a leveza da porção sul e sua fachada principal, criando um rico diálogo entre transparência e opacidade, natureza e construção, interior e exterior, que trás novamente à mente os exemplos das primeiras casas corbusierianas. MASP- Museu de Arte de São Paulo A edificação, que agora completa cinco décadas, foi inaugu...

PAULO MENDES DA ROCHA

PAULO MENDES DA ROCHA Paulo Mendes da Rocha (1928) é um arquiteto brasileiro. Premiado com o Leão de Ouro, pelo conjunto de sua obra, na Bienal de Arquitetura em Veneza, na Itália, é o primeiro brasileiro a receber a distinção. Paulo Archias Mendes da Rocha (1928) nasceu em Vitória, Espírito Santo, no dia 25 de outubro de 1928. Em 1954 formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, cidade na qual se consagrou. Em 1958 venceu o concurso para elaboração do projeto do Ginásio do Clube Atlético Paulistano, obra que lhe valeu o Grande Prêmio Presidência da República na VI Bienal Internacional de São Paulo, em 1961. Nesse mesmo ano, passou a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Convidado por João Batista Vilanova Artigas encabeçou a chamada Escola Paulista de Arquitetura, que destacava o papel social e humanista do arquiteto. Realizou diversos projetos de escolas para a rede pública. Em 1962...